domingo, 27 de julho de 2008

Montar Carros Tunados - Jogos de Montar Carros Tunados

O óxido nitroso é instalado em motores com a intenção de se aumentar o desempenho do carro. Assim como o turbo, o nitro é um equipamento que aumenta instantaneamente a potência e o torque do carro. Diferentemente do que a maioria das pessoas pensam, o nitro não explode, tão pouco contém nitroglicerina ou metano. O modo mais comum de comprá-lo é através de um kit básico, composto por: cilindro (que pode ter tamanho e cores diferentes), solenóides, mangueiras, foggers (bicos injetores) e as peças de acabamento.
O nitro, ou óxido nitroso, tem forma de gás incolor e há tempos é conhecido por gás hilariante (gás do riso). Isso porque é capaz de provocar contrações musculares involuntárias nos rostos das pessoas que o inalam, parecendo um sorriso. O nitro usado nos carros tunados é líquido, e para se manter nesse estado tem que ser submetido a altas pressões, em tanques criogênicos ou cilindros. Porém, esta é apenas uma de suas aplicações. Na medicina o óxido nitroso, adicionado ao oxigênio, tem efeito anestésico e ainda diminui os custos da anestesia. Também é usado para fabricar chantilly. Apesar de muito útil, o óxido nitroso é poluente e colabora com o aumento do efeito estufa e forma ilhas de calor em grandes centros, quando jogado na atmosfera.
O funcionamento do nitro é relativamente simples, e pode ser resumido em três fases: aumento da massa da mistura da câmara de combustível, causado pelo resfriamento abrupto da mesma; aumento da quantidade de oxigênio (comburente) e combustível nos cilindros e, finalmente, resfriamento com nitrogênio, no motor, das câmaras de combustão.
A potência do motor de carros tunados com nitro pode passar do dobro da original, porém, não é aconselhável que ela passe dos 40%, por questões de segurança e, também, para preservar a durabilidade das peças mecânicas do carro. Após a instalação do nitro, quando o motorista aciona a ignição do cilindro, as solenóides (válvulas eletromagnéticas)liberam o nitro do cilindro e o combustível, ambos chegam ao motor por mangueiras distintas. Um cilindro padrão, com dez libras, gera uma injeção de 5 a 7 minutos. Com liberações de 15 segundos, o cilindro rende até 50 injeçoes.
Os sistemas de acionamento mais usados são botões: na alavanca da marcha, no volante e no acelerador. Todos esses botões são de segurança, e podem ser colocados em qualquer outro lugar.

Nenhum comentário: